The Jacobite Santa Special – Tour “Hogwarts Express” pelas Highlands!

Esse Natal foi mesmo especial. Primeiro Natal no frio, primeiro Natal viajando e melhor ainda, viajando com a minha irmã! Só não digo que foi um dos melhores porque faltou o resto da família, mas foi diferente e com a magia invernal que tanto combina com essa época aconchegante do ano.

Fizemos uma road trip pelo Reino Unido, subindo de Bournemouth, sul da Inglaterra, onde moramos, até as Highlands, na Escócia. Nossa primeira parada foi Oxford, depois Liverpool e então já entramos em terras escocesas, chegando na capital Edimburgo. De lá continuamos subindo e subimos tanto que chegamos literalmente em “terras altas”, na magnifica Highlands.

mapa

Nossa primeira parada nas foi em Fort William, a segunda maior cidade da região, com pouco mais de 10 mil habitantes, de onde sai o famoso Jacobite Steam Train, que ganhou esse nome em 1995, quando começou a ser operado pela West Coast Railways. Essa nossa locomotiva foi construída, segundo o site, em 1936 e trens a vapor funcionam regularmente na linha Fort William – Mallaig desde 1984. Mas, foi depois de aparecer como Hogwarts Express nas cenas de Harry Potter que o Jacobite ficou famoso pelo mundo todo. O trajeto passa por uma das rotas mais lindas do mundo, com vista para as montanhas da West Highlands, do Loch (lago em gaélico) Eil, Jacobite Monument, Loch Shiel e viaduto de Glenfinnan.

mirella_thejacobite_12

Pela primeira vez eles fizeram o tour de Natal, chamado de Santa Special, que ao invés de fazer o trajeto convencional até Mallaig, fez só metade do caminho, num bate e volta com pouco mais de meia hora cada trecho até o vilarejo de Glenfinnan, indo e vindo sobre o famoso viaduto por onde passa o Hogwarts Express nos filmes de Harry Potter.

jacobitetour2

Como íamos até Edimburgo com minha irmã, entrei no site oficial do The Jacobite, just in case, pois sonhava com esse passeio há anos, porém sabia que a locomotiva só operava no verão. Foi então que vi a novidade natalina e quase tive um treco de emoção! Ainda mais que iriamos de carro, ou seja, muito mais maleável pra organizar a logística. Chegamos com pouco menos de meia hora de antecedência e foi só deixar o carro no estacionamento da estação de trem de Fort William e embarcar na Maria Fumaça rumo à Hogwarts. Não custa sonhar mais um pouquinho…

mirella_thejacobite_9
mirella_thejacobite_10 mirella_thejacobite_13
mirella_thejacobite_5

Compramos os tickets no site oficial do The Jacobite por £20 cada um, incluído todo o trajeto de ida e volta e direito a um café ou chá mais uma mince pie, tortinha inglesa típica de Natal recheada com frutas secas. Na hora da reserva podíamos escrever os nomes das crianças para receberem um presente surpresa do Papai Noel, que percorreu todos os vagões. Mas nós não tivemos coragem de inventar que teria uma criança com a gente e ficamos sem esse mimo extra.

mirella_thejacobite_33
mirella_thejacobite_3
mirella_thejacobite_17

O famoso Viaduto de Glenfinnan e seus 21 arcos em meio a pura beleza! O trem passa pelo viaduto cerca de meia hora depois de Fort William, então fiquem atentos. Conseguimos vê-lo rapidinho abrindo a janela que fica entre os vagões. Pra quem sai de Fort William a melhor opção é sentar do lado esquerdo do trem, onde tem as paisagens mais bonitas e vista para o viaduto. Mas nós não tivemos essa opção. Quando bookamos online, os assentos foram selecionados automaticamente e acabamos do lado direito. Por isso na hora do viaduto tivemos que apelar para a janela em frente a porta de saída do vagão. Não se esqueçam de abri-la, só assim é possível contemplar e fazer uma foto descente.

mirella_thejacobite_25

Um quilômetro após o viaduto fica a charmosa Estação de Glenfinnan, onde nesse tour de Natal o trem pára por 30 minutos para trocar a locomotiva de lugar e os passageiros podem descer pra apreciar a paisagem e visitar o West Highland Railway Museum. No tour convencional de verão ele pára, mas depois segue pra Mallaig.

mirella_thejacobite_24
mirella_thejacobite_31

Vocês viram que a gente entrou mesmo no clima e foi toda trabalhada no look natalino! Enquanto eu usei o Christmas jumper da Marcella, comprado no super cool brechó W. Armstrong & Son em Edimburgo, a Marcella usou o meu, direto de Campos do Jordão, menos caricato, mas não menos natalino. O print étnico em tons de vermelho sobreposto à camisa xadrez (valeu Daniel por incrementar nossos looks! Sim, todas as camisas xadrezes que aparecerem nos looks dessa viagem são da mala dele!) deu todo o charminho.

mirella_thejacobite_18
mirella_thejacobite_22

mirella_thejacobite_4

Make me believe, Santa! O Papai Noel mais mal humorado que já vimos! De cara fechada o tempo todo, nada carinhoso e brincalhão com a criançada. Inclusive, sempre que podia abaixava a barba pra, sei lá, “respirar”, juro! Parecia super desconfortável com a roupa e com aquela “obrigação”. Entre a gente rendeu boas risadas.

mirella_thejacobite_30
mirella_thejacobite_23 mirella_thejacobite_20
mirella_thejacobite_27
mirella_thejacobite_26
mirella_thejacobite_21
mirella_thejacobite_32

Logo após retornar de Glenfinnan sentido Fort William, lá vem o viaduto de novo. Dessa vez ficamos mais atentos e conseguimos aproveitar mais esses dois minutinhos de trajeto sobre os arcos.

mirella_thejacobite_1
mirella_thejacobite_7
Com os ajudantes do Papai Noel! Os elfos natalinos que fazem o serviço de bordo do trem, esses sim eram uns fofos!

mirella_thejacobite_6

mirella_thejacobite_16
Photos by Daniel Kazall

Uma dica pra quem estiver de carro pelas Highlands e quiser ter a experiência de vê-lo em ação é saber o horário exato em que o trem parte de Fort William ou de Mallaig e esperá-lo em uma posição estratégica perto do Viaduto de Glenfinnan e então garantir uma foto clássica como essas abaixo, que peguei no google. Tenho certeza de que tinha muita gente assistindo nosso trajeto naquele dia.

glencoe

stock-photo-23782123
Photo by Alexander Fijlstra

Se não bastasse ilustrar, deem play no VLOG que celebra minha chegada no YOUTUBE! Sim, finalmente!!! Curtam meu Canal Mirella Cabaz que semanalmente vai ter videos de viagem, saúde, beleza, moda, lifestyle.. enfim, os assuntos abordados aqui de uma maneira diferente por lá!

Gostaram?
Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s