Depois do jeans, a peça mais curinga e cheia de atitude que alguém pode ter no armário é uma jaqueta de couro. Atemporal e super cool, é a sobreposição perfeita para todos os estilos. Se tiver que escolher uma cor: preta, é claro. A partir daí invista numa caramelo, cinza, vinho etc. Na Europa as black leather jackets são absolutas pelas ruas nesses dias de frio mais ameno, ou seja, temperatura muito parecida com o inverno brasileiro.
Mas como elas surgiram e se mantêm como ícone fashion até os dias de hoje? Bom, as jaquetas de couro fazem parte da história da I e II Guerras Mundiais. As motorcycle jackets se tornaram conhecidas em 1928, quando os irmãos russos Irving e Jack Schott, que viviam em Nova Iorque, fabricaram suas jaquetas para a marca Harley-Davidson com o nome de Perfecto, o mesmo de seus cigarros preferidos. Destinadas a protegerem do vento os pilotos de aviões da Força Aérea Americana, foram logo aderidas por motociclistas, virando simbolo de velocidade e aventura.
No período pós guerra, o ideal de liberdade muda o comportamento das pessoas, e em 1950 as jaquetas de couro, até então conhecidas como uniforme heroico, se tornam ícone da era moderna e passam a representar os bad-boys da época. Quando caem no gosto de atores como Marlon Brando e James Dean, e depois no de músicos e bandas como Elvis, Ramones, Beatles etc, as motorcycle jackets ganham as ruas como símbolo da rebeldia jovem e claro, peça-chave dos estilos punk e rock’n’roll.
Na década de 80 se sofisticam nas passarelas de Jean Paul Gaultier, customizadas com tachas e aplicações e a partir daí foram reproduzidas por vários estilistas mundo afora, ganhando novos shapes e detalhes. Atualmente, com a democratização da moda pelas fast-fashion e com o desenvolvimento de tecidos sintéticos – o tal couro ecológico – a peça se tornou mais acessível e se mantém como item indispensável no guarda-roupa de homens e mulheres. Com o boom dos estilos esportivo e normcore, o tal do menos é mais, a jaqueta de couro é hoje um clássico do universo urbano, queridinha no street style por sua versatilidade e imponência despretensiosa. Um jeans, um t-shirt, um tênis e uma jaqueta de couro te levam pra qualquer lugar do mundo – aquele tal easy-going que a gente ama!
Fora o básico do básico que sempre funciona, confiram abaixo várias inspirações moderninhas pra usar já!
Por aqui a mais cool é a dupla Jaqueta de Couro + MOM JEANS. A volta do jeans dos anos 90 – já falei AQUI! – pegou mesmo pelas ruas da capital irlandesa. De cós alto, tecido rígido e mais larguinho no corpo, é menos sexy que o skinny, mas tem um ar retrô despretensioso, descolado e super charmoso.
Agora, a dupla mais fashion de todas é a Jaqueta de Couro + Peça MIDI. O comprimento carrega uma dose extra de estilo e atitude. Combine sua jaqueta com um vestido, saia ou pantacourt mais um tênis, botinha ou mocassim e crie um visual urbano e super atual.
Na onda esportiva: Jaqueta de Couro + MOLETOM. Olha os Anos 90 aí de novo! Queridinho há várias temporadas, o moletom deixou de ser item escolar pra entrar no cenário fashion. Perfeito pra fazer aquele hi-lo com peças mais sofisticadas, aliando conforto e estilo.
Jaqueta de Couro + SHORTINHO JEANS – dupla clássica e perfeita para o inverno brasileiro. Combine seu shortinho com meia calça, uma camiseta de banda e uma botinha e está pronta pra qualquer passeio informal.
Jaqueta de Couro + MINI
Assim como o short jeans, peças curtinhas são sempre um clássico. Escolha seu estilo e crie um visual ora ladylike, com a jaqueta dando peso ao look ora bem urbano, com a jaqueta de couro reforçando o estilo rocker.
Nenhum comprimento escapa da boa e velha leather jacket! Mescle a rigidez do couro com a fluidez de um LONGO para um contraste harmonioso e super feminino.
Pretinha básica.
Encontre aquela que caia melhor no seu corpo e use até cansar! E se cansar, guarde pra usá-la novamente ano que vem!
Beijos!