Se por um lado as golas rolês reinam neste Inverno, no Hemisfério Norte o Verão já traz a nova trend: o oposto, que não exclui a primeira opção, mas dá chance do colo ficar em evidência: os decotes profundos. Das passarelas de Valentino, Lanvin, Balmain, Givenchy, Versace, Elie Saab (…) foram direto para os Red Carpets, celebridades mundo afora se jogaram no decotão para uma versão fatal nas últimas premiações. Depois o decote se estendeu para os looks casuais e vem ganhando o street style.
Ultra sensual, o “deep V” também pode ser muito elegante. Para isso, equilíbrio é fundamental. Se for se jogar no decotão, esconda as pernas e/ou braços. Pra compensar a ousadia no colo, coordene com comprimento midi ou longo. Tecidos fluidos e cores pastel também são aliados, pois agregam delicadeza e romantismo mesmo com o colo à mostra.
A tendência é ideal pra quem tem seios pequenos. As com peitão podem usar, mas cuidado pra não ficar vulgar, por isso escolham decotes profundos, porém estreitos ou modelos com telinha pra garantir que tudo fique no lugar.
O decote alonga a silhueta, as baixinhas podem apostar! Mas quem tem pernas curtas use sempre aliado ao cós alto.
Dois truques de styling: pra criar instantaneamente o decote em peças de seu guarda-roupa, aposte nas clássicas camisas, só deixar três ou quatro botões abertos.
O outro truque é o oposto: abuse do blazer ou casaco fechados, excluindo a camisa. Em ambas escolhas colares são bem-vindos para destacar ainda mais a região.
Macacões do casual ao look gala também casam perfeitamente com o decote profundo:
Ah, e querem saber o truque do red carpet pra que o decote não saia do lugar e mostre mais do que devia? Fita dupla-face! Sim, colada entre o tecido e o seio ou bojo, mantém a peça rente ao colo e permite que se fique mais à vontade pra dançar e cumprimentar as pessoas. De qualquer forma, pra segurar o look, postura é fundamental – coluna ereta e talvez dê pra deixar a fita em casa.
E aí preparadas para ousar e se jogar no decotão?
Bjokas!