Receita de Ceviche

Vi nos comentários do sorteio de 2 anos de blog que muitas de vocês adoram dicas saudáveis e naturebas por aqui, né! Quem me segue no instagram (@mirellacabaz) sabe que por lá às vezes rolam umas receitinhas detox, principalmente de sucos, que é meu forte.

E a receita de hoje vale a pena acrescentar aqui porque além de ser um prato de encher os olhos, ainda é refrescante, leve, com poucas calorias e super fácil de fazer!! Leva cerca de 15 minutos! Uma ótima pedida pra fazer em casa para os amigos nestes dias quentes! Simples, mas parece super elaborado, o prato fica lindo! Ideal para servir como uma entradinha ou pra quem está de dieta pode ser o prato principal mesmo.

O ceviche é uma receita peruana, mas foi no Chile que comi pela primeira vez acompanhado de um Pisco Sour e me apaixonei! Pode ser considerado também como uma refeição detox por ter como base peixe branco fresco marinado no limão e frutas cítricas e depois complementado com ervas e legumes, tudo bem leve e natural.

Pode ser feito somente com cebola e coentro ou salsinha ou incrementar com os ingredientes que você tiver em casa ou goste, e deixarão a refeição mais completa, como milho, tomate, pimentão, mandioquinha, batata doce, pimentas variadas, azeitonas.. Depois pode servir com torradas ou sem acompanhamentos.

ceviche blog Mirella
A receita que fiz em casa serve 4 a 5 pessoas se forem porções pequenas para entrada e 3 se for como prato principal.

Ingredientes:

  • 350g de peixe branco fresco e limpo (fiz com filé de St. Peter, mas li que dá pra fazer com namorado, tilápia, linguado, bonito e demais pescadas brancas..)
  • 2 limões
  • 1 laranja
  • 1 cebola roxa
  • 1 punhado de salsinha (ou coentro)
  • 1 saco de milho congelado (opcional)
  • 1 punhado de pimenta dedo de moça (opcional)
  • 1 tira de gengibre ralado (opcional)
  • Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Pique a cebola em rodelas finas e deixe-as imersas em uma tigelinha com água gelada para que percam a ardência enquanto você pica os demais ingredientes;
Fatie os filés de peixe em quadradinhos com cerca de 2 cm e despeje em uma vasilha;
Tempere o peixe com sal, pimenta do reino e ervas que desejar a gosto;
Esprema o suco de dois limões e da laranja, sobre o peixe e mexa bem. (Você vai notar que o peixe de aparência meio transparente começa a ficar branco, ou seja, imediatamente se inicia o processo de cozimento);
Pique salsinha e demais ingredientes que desejar e despeje em seguida na vasilha com o peixe temperado;
Escorra a cebola e acrescente-a aos demais ingredientes;
Termine com o azeite;
Mexa bem e está pronto para servir!

O ponto vai de cada um, se preferir mais gelado e cozido, deixe o ceviche na geladeira por cerca de 20 minutos.

Sirva em taças ou cumbucas individuais de preferência de vidro pra aproveitar as cores lindas do prato!

A quantidade aqui varia do gosto de cada um, viu gente, o milho mesmo é opcional, e mesmo se optar por usá-lo pode colocar menos, metade do pacotinho, por exemplo. Eu compro aquele da parte dos congelados, é só deixar por uns 2 minutos em água fervente e ele fica pronto pra ser consumido, uma delicia. Pra acrescentar ao ceviche, que é um prato gelado, deixe água corrente sobre o milho por um minutinho antes de acrescentá-lo à receita. Se quiser pode temperar só com limão, sem a laranja, trocar a cebola por cebolinha ou usar os dois.

Gostaram?
Fica bem bom, viu!

Beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s