Receita: Quibe de Soja Assado

Ontem postei no instagram (segue aí @mirellacabaz) a foto do meu jantar e várias pessoas vieram me perguntar a receita. Aí pra ficar mais fácil pra todo mundo resolvi postar aqui pra vocês. Afinal, tudo que é bom vale a pena ser compartilhado, né minha gente?
O prato do dia foi quibe de soja assado servido com coalhada seca. E a receita é deliciosa! Quibe molhadinho sem gordura, bem temperado e bem mais leve que o tradicional, feito com carne moída e muitas vezes, frito.
Como meu marido só come peixe, pra variar um pouco as fontes de proteínas a gente inventa comidinhas com ovos, soja e outros vegetais. E eu que como de tudo afirmo que a receita é incrível, mega saborosa!
Mas dou aqui os créditos para o Dani, que manda muito bem na cozinha! Eu fui uma mera assistente e claro, super degustadora! rs

20130903_220945

Ingredientes: 

2 xícaras de proteína de soja texturizada (grãos pequenos)
1 xícara e meia de trigo para quibe
4 Ovos
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 tablete de caldo de legumes (opcional)
2 tomates
1 cebola média
6 dentes de alho
15 folhas de hortelã
Um punhado de salsinha
Pimenta do reino, sal e qualquer outro tempero* a gosto
*Eu acrescento uma colher de chá de uma pimenta caseira em conserva que dá uma “picância” à massa, mas bem suave.

Modo de preparo

Hidrate a soja em um recipiente com 2 xícaras de água quente por 20 minutos. Num outro recipiente faça o mesmo com o trigo para quibe.
Enquanto isso, junte todos os demais ingredientes no liquidificador: ovos, farinha de trigo, hortelã, salsinha, cebola, alhos e tomates e no meu caso, a pimentinha. Nem é preciso picar a cebola e tomates, só cortá-los em 4 partes. O caldo de legumes é melhor ser dissolvido em 1/3 xícara de água quente antes de ser colocado no liquidificador.
Escorra a soja e o trigo numa peneira, apertando bem para tirar o excesso de água e junte-os num refratário.
Unte uma assadeira retangular média com um fio de azeite espalhado com guardanapo de papel dentro e nas bordas e depois 1 colher de sobremesa de farinha de trigo espalhando por toda a assadeira.
Em seguida bata os ingredientes no liquidificador e acrescente a mistura ao trigo e soja junto com o sal e pimenta do reino. Misture bem.
Derrame a mistura na assadeira untada e com a ajuda de uma colher acomode-a de forma que fique firme, lisinha. Regue com azeite e leve ao forno na grelha mais alta por volta de 30 minutos em fogo médio preaquecido.
Sirva com coalhada seca (encontrada pronta em mercados). Decore com salsa ou hortelã, regue com azeite e limão e é só se deliciar!
Rende de 8 a 10 porções.

Depois me contem se gostaram, gente!!
Eu adoro!

Beijo, beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s