O poder do abacate

Amo abacate!!! E como é uma fruta pra lá de nutritiva, e muita gente torce o nariz ou não come por pensar que engorda, resolvi acrescentar algumas informações aqui na nossa parte de saúde.

O abacate é uma das frutas mais ricas em antioxidantes, além de conter muita vitamina A, E e C, ainda possui glutadiona, mais um agente poderoso na proteção e contra inflamação das células, o que auxilia por exemplo no retardamento  das rugas, redução da celulite, saúde dos cabelos, visão etc. A fruta ainda é rica em fibras, lipídios e minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio. Além de possuir vitaminas do complexo B, sendo assim uma das poucas frutas fonte de proteína.

A fruta é gordurosa e calórica sim, 100g tem aproximadamente 160 calorias, mas sua gordura é super do bem, rica em ácidos graxos, como ômegas 3, 7 e 9, que diminuem o colesterol ruim, e assim auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. E pra quem pensa que o abacate engorda, pelo contrário, ajuda a emagrecer! A gordura presente na polpa reduz o risco de desordem metabólica, que pode causar diabetes e ganho de peso. Suas fibras e gorduras ainda provocam  maior saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Claro que com o consumo exagerado a fruta pode sim engordar, mas comendo cerca de três colheres de sopa de polpa por dia é possível obter todos seus nutrientes e de quebra auxiliar no emagrecimento.

Nesta época do ano, quando se encontra muito abacate nos mercados a preço barato o consumo é ainda mais que bem vindo! Se quiser guardar metade da fruta na geladeira, guarde com o caroço, para retardar a oxidação.

Vou passar algumas receitas com abacate que faço em casa!  São super saudáveis e ficam prontas em até 15 minutos!

1. Vitamina 
Sou viciada!  Muitas vezes é meu café da manhã

Ingredientes:

1 abacate
Leite ou leite de amendoas.
Mel ou melado a gosto

Ou uma versão mais leve:

1 abacate
Meio limão espremido
um pouquinho de agua
Mel ou melado a gosto

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar homogêneo e sirva.
A quantidade de leite depende da preferência, se colocar mais pode servir como vitamina, se preferir mais grosso, tipo um mousse, coloque menos leite e sirva em cumbucas com colher. Adoro acrescentar coco ralado por cima!

Rende duas porções grandes 

Até pouco tempo atrás não conseguia comer sem açúcar, ainda que eu sempre usasse o demerara, orgânico, que é mais natural do que o açúcar comum, refinado, e mantém grande parte dos nutrientes. Depois de algumas tentativas, me acostumei com o sabor e agora no lugar do açúcar coloco mel. Fica uma delicia jogar um pouquinho de mel por cima da vitamina já pronta! 

2. Guacamole

Outra receita que adoro fazer em casa é o guacamole. Super prático, nutritivo e delicioso!! Ótimo pra fazer a noite ou servir quando receber os amigos. E esta receita mexicana é super funcional, já que a gordura do abacate aumenta em até 10% a absorção do licopeno, presente no tomate! 

Ingredientes:

1 abacate
1 cebola
2 tomates
1 punhado de salsinha
1 limão
azeite
sal
pimenta do reino

Modo de preparo:

Numa vasilha amasse o abacate com o garfo;
Em seguida jogue a cebola, tomate e salsinha picadinhos como em um vinagrete;
Tempere com o suco do limão, azeite, sal e pimenta a gosto;
Misture e está pronto pra servir!

Fica delicioso! Pra acompanhar, torradas integrais ou Rap 10 ou corte fatias de pão de forma integral em 4 pedaços e sirva como um patê. 

3. SobremesaMousse de abacate

Receita que acabei de aprender! Fiz e ficou uma delicia! Não dá pra saber que é abacate. Quem come pensa que é um mousse de chocolate amargo e nem imagina que não vai leite condensado, creme de leite e todas aquelas calorias do mal presentes em sobremesas. Esta pode comer numa boa!


Ingredientes:

2 abacates
Meia xícara de chá de cacau em pó
Mel ou melado a gusto
Coco ralado por cima (opcional, mas fica delicioso!)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar homogênio;
Depois deixe na geladeira por cerca de 2 horas;
Se quiser sirva com morangos, nozes, castanhas ou amêndoas picadinhos.

Também faço algumas vezes sanduíche quente com cottage, tomate e abacate amassadinho e tempero com limão e azeite. E dá pra por atum, peite de peru, frango..
Dá também pra por na salada, com o abacate cortado em tirinhas!
Ixi, opção é o que não falta pra incluir já o abacate no nosso dia a dia!

Quem preferir, aliás é o ideal, consuma puro mesmo! É ótimo ingeri-lo a noite, na ceia, pois o abacate ainda regula a atividade dos músculos enquanto a gente dorme!

Fruta tudo de bom!!

Gostaram?!
Tchau que eu vou comer um pouquinho do meu mousse! rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s