Bolonha

E segue mais um post sobre a Itália! Lembram que a última cidade que mostrei aqui foi Parma? Pois bem, de lá fomos de trem pra Bolonha e passamos um dia bem delicia por lá.

Tanto Parma quanto Bolonha ficam na Emilia-Romagna, região da Itália apelidada de “la grassa” – “a gorda” – imaginem o porquê.. com culinária nada calórica, sabe..à base de queijos e carnes, impossível resistir!

Bolonha é uma das cidades mais importantes da Itália, com posição estratégica, fazendo ligação ferroviária com as principais cidades do país. Seus primeiros assentamentos surgiram por volta de mil anos antes de Cristo! Mas foi na Idade Média que a cidade se desenvolveu e ganhou relevância, tanto que até hoje carrega o estilo medieval em inúmeras construções. Prova disso são os pórticos que a rodeiam, e as antigas entradas ainda preservadas. E é lá que se encontra a Universidade mais antiga do mundo, datada de 1088, onde estudaram Dante, Petrarca, Copérnico, entre outras figuras ilustres e até hoje Bolonha é muito conhecida e respeitada por ser uma cidade universitária.

E pra não deixar de falar do look, por mais simples que seja, lá vai: O dia estava bem friozinho, com vento gelado por causa da chuva na parte da manhã, mas o sol saiu à tarde, aumentando um pouco a temperatura, então fui de couro, preto, cinza e um pouco de cor na gola da camisa por debaixo do tricot pra dar um toque mais romântico ao look rocker, e nos pés tenisinho vinho da Superga, que bomba lá na Itália, afinal a marca é de lá. Sério, vou fazer um post sobre ela, todas as italianas usam! 

Piazza del Nettuno,  onde se encontra a famosa Fontana del Nettuno, construída por volta de 1500 e por ter sido considerada obscena, a igreja católica mandou tapar na época o corpo das ninfas que soltavam água pelos seios.


Basílica de San Petronio, uma das maiores do mundo

Piazza Maggiore, grudada com a Piazza del Nettuno, onde se encontra a Basilica di San Petronio e outros inúmeros edifícios importantes.



Caminhando pelas ruelas do centro histórico da cidade nos deparamos com uma exposição ao ar livre de peças em bronze de uma escultora chamada Mirella Guasti. Nem só pelo nome da moça que me apaixonei pelas esculturas, viu.. hehe, lindas as menininhas magrelas de pernas compridas, tinham umas dez!

Due Torri, as duas famosas torres da cidade, resquícios da Idade Média

Pausa na caminhada para almoço inesquecível no restaurante Taverna del Postiglione, indicação que peguei num blog e foi tudo aquilo que disseram. Lugarzinho pequeno, mas aconchegante,  massa caseira, bom vinho da região bem geladinho, sem muitos turistas.. ah que delicia!

De entrada: Presunto Parma com melão

E de prato principal fui, claro, de tagliatelle alla bolognese!! O melhor da viiiida!!!

Pouco feliz?! 

Depois levamos pra casa um pedação do melhor queijo parmesão que existe, o parmigiano-reggiano, aí desta “salumeria”.


Basilica de Santo Stefano, complexo onde se encontra o “Catino di Pilato”, pia em que Pôncio Pilatos teria lavado as mãos após condenar Jesus Cristo à morte.

Catino di Pilato..

Depois fizemos uma boa caminhada pelos arredores da Universidade de Bolonha, a mais antiga do mundo, famosa em toda a Europa.

Bolonha é famosa pelas dezenas de quilômetros de pórticos ao redor das ruas da cidade. São como calçadas cobertas, que protegem os pedestres de chuva, neve ou sol e fomos prova disso, já que o tempo mudou várias vezes durante o dia e andamos tranquilamente sob as charmosas coberturas.


No fim do dia mais Piazza Maggiore ..

E  pra fechar, claro, um gelato delicioso, cujo nome da gelateria não me lembro.. se achar em alguma anotação da viagem acrescento aqui. Não era pra eu ter esquecido, já que deu um trabalhão pra achar a danadinha, viu..

E assim voltamos pra Pavia mais gordinhos, porém ainda mais felizes! rs

Camisa: H&M
Tricot: Pull&Bear
Calça: Pimkie
Jaqueta: Zara
Tênis: Superga
Bolsa: Accessorize
Óculos: Ray-Ban

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s