Parma

Ainda estou devendo taaaaantos posts dos lugares que visitamos na nossa viagem.. aos pouquinhos vou contando tudo, tá.. um dia chego lá!

E hoje vou mostrar um passeio cultural e gastronômico que fizemos pela região da Emília-Romagna, na Itália, mais especificamente em Parma, uma cidade aconchegante, famosa pelo teatro régio, com grande influência das óperas de Verdi. E também pela parte gastronômica, pois é de lá que vem o famoso prosciutto – o presunto de Parma – e o parmigiano-reggiano – o delicioso parmesão. E é em Parma que também se encontram as fábrica da Parmalat e da Barilla, uma das maiores marcas alimentícias italianas. Como se come bem naquela região, meu Deus! Comer “direto da fonte” pratos famosos que ainda levam o nome destas cidades foi mesmo uma grande experiência. Depois seguimos pra Bolonha, com molho à bolonhesa e tudo mais.. imaginem como foi.. rsrs. Como me disse uma pessoa querida, o mix de sensações que esta viagem proporcionou – entre visões, músicas, cheiros, sabores, texturas.. – vai ficar pra sempre! E como vai..

Fomos pra Parma quando o tempo virou lá na Itália e começou a esfriar, já no finzinho do verão.. revelando o começo de um lindo e aconchegante outono.. ah que coisa linda de se ver..!  Então aproveitando a esfriadinha de leve que deu por aqui, acredito que o look usado em Parma tenha tudo a ver com este fim de semana gelado. 

Pra variar, calça estampada! Nossa, como aderi a esta moda, gente! É a tendência que mais me encantou, trouxe tantos, mas tantos modelos dessas calças de lá, que vocês vão enjoar de ver por aqui..rs. Uma outra tendência que se refere às calças é o comprimento, que foi reduzido, parando próximo aos tornozelos. Acho cool!! Carinha vintage, sabe.. e pra quem quiser usar o comprimento com a calça antiga é só usar o velho truque de dobrar a barra. Maxi tricot, também, só pra variar.. O burgundy está bem forte por lá e continua na nova coleção de inverno deles, ou seja, é certeza que vamos continuar usando a tonalidade no nosso inverno do ano que vem.

Enfim, sobre o nosso dia em Parma, a primeira parada assim que saímos da estação de trem foi o Parco Ducale, grande área verde situada no outro lado do rio, onde se encontra o antigo Palazzo Ducale. Que parque maravilhoso, cheio de esculturas em meio às árvores.. Não queríamos mais ir embora dali.. só este jardim já valeu a ida até a cidade.. Aquele lugar lindo, diferente a cada nova estação. Pegamos a chegada de mansinho do outono, nos presenteando com aquele tapete de folhas secas..rendeu muitas e muitas fotos!








Depois de uma manhã delicia caminhando pelo parque, partimos para o centro histórico..

Ponte Delle Nazione sobre o Rio Parma, que na verdade estava com seu curso desviado por causa de enchentes.. então o trajeto dentro da cidade fica completamente seco nesta época do ano.


Piazza Garibaldipitstop para o almoço

Pizza de Presunto Parma.. hummmmmm 

Palazzo della Pillota, complexo de edifícios onde se encontra o Teatro Farnese, o Museu Nacional de Arqueologia, a Galleria Nazionalle di Parma, Biblioteca Palatina e muito mais.


Teatro Régio, a casa de ópera da cidade, famosa em toda a Itália pela qualidade de suas produções

Basilica di Santa Maria della Steccata

Battistero di Parma, no momento em que acontecia vários batizados.


Cattedrale di Parma, pena que a torre estava restaurando..por dentro é linda.

Fim de tarde com muito gelato, é claro!

E de lá partimos pra Bolonha.. conto os detalhes no próximo post!

Tricot: H&M
Calça: Stradivarius
Bota: Zara
Bolsa: Accessorize
Óculos: Ray-Ban

Boas-vindas ao outono italiano!
Que tal Parma?

Beijo, beijo!

Um comentário sobre “Parma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s