Cracóvia, Polônia

Continuando com a nossa Eurotrip, em julho fomos para Cracóvia, na Polônia porque o Daniel tinha uma vontade enorme de conhecer Auschwitz-Birkenau, o maior campo de concentração nazista, localizado a poucos quilômetros dali. Mas antes de contar sobre o passeio, vou mostrar um pouco desta charmosa cidade polonesa. Cracóvia, ou Kraków, já foi a capital e é hoje a segunda maior cidade da Polônia. 


Começamos nosso passeio pelas margens do rio Vístula, que corta a cidade, bem pertinho do nosso hotel e de lá fomos visitar o Wawel Castle, o lindo e encantador castelo da cidade!





Reza a lenda que um dragão vivia numa gruta dentro de uma das torres do castelo e causava muita destruição na cidade, então o rei queria se livrar do bicho. Certo dia ele convocou os homens do reino para matarem o dragão e quem conseguisse tal proeza teria como prêmio a princesa. Muitos guerreiros tentaram em vão matar a criatura até que um simples sapateiro teve a ideia de alimentar o dragão com sua comida preferida, ovelha. Mas ele tomou o cuidado de lhe dar uma ovelha recheada de veneno e assim, pra surpresa de todo o reino, matou o dragão e se casou com a filha do rei, e claro, viveram felizes para sempre. A verdade é que na cidade nada lembra o corajoso sapateiro, mas o dragão foi imortalizado e durante o passeio pelo castelo é possível descer até a gruta onde ele supostamente vivia. Bem bacaninha! rs Em frente ao castelo tem até uma estátua do dragão que solta fogo de minutos em minutos. Fora os mil e uns souvenirs de dragõezinhos vendidos em todas as barraquinhas.

Entrada da Gruta do Dragão.. Mas ela é bem maior e mais alta por dentro


De lá fomos caminhando pelas ruas e parques da cidade até a praça principal, chamada de Main Market Square, ou em polonês Rynek Glowny – recebeu esse nome porque antigamente, bem no centro da praça havia um mercado de tecidos, que hoje virou uma feirinha permanente de souvenirs. 


Eu simplesmente ameeei a praça principal de Cracóvia! Talvez a praça que eu mais tenha gostado de todas que fui aqui na Europa. Tivemos horas deliciosas por lá! É bem grande, rodeada pelos quatro cantos de barzinhos, restaurantes e cafés. É lá também que fica a Kosciol Mariacki, ou Basílica de Santa Maria, a belíssima construção gótica com torres assimétricas. 

Uma das esculturas encontradas no meio da praça…

Cloth Hall, o antigo mercado de tecidos

Seu interior.. 



Almoço perfeito num dos restaurantes da Main Market Square..
Fui de salada de salmão que foi a melhor que já comi na vida e de pierogi, prato típico deles, uma espécie de pastelzinho com recheio de purê de batatas! Delicioso!!


Church of the Virgin Mary, a Basílica de Santa Maria, ainda mais linda com o tempo se fechando em cima dela… Diz a lenda que a igreja foi construída por dois irmãos e cada um incumbido de fazer uma torre, por isso a diferença entre elas. Li até que um dos irmãos, por inveja do que fez a torre maior, o teria matado.

No fim da tarde o tempo fechou e caiu uma tempestade que só durou cerca de meia horinha… mas deu tempo de entrarmos num café ali na praça que foi puro prazer gastronômico! rs Eu fui de chocolate quente com uma torta de maça que de lembrar me dá água na boca.. perfeita!!


Ulica Florianska, rua de pedestres cheia de lojinhas  que liga o St. Florian’s Gate até a Main Market Square

Depois pegamos um trenzinho todo aberto, com um motorista que também é guia e fomos fazer um tour pelo centro antigo da cidade e pelo Kazimiers, o bairro judeu.

Kazimiers..

O guia também nos levou até a Church of St. Stanislaus, a Igreja de São Estanislau, que fica neste lugar lindo, cheio de histórias e lendas. Uma delas é que a água que sai da piscina do jardim tem poder de cura. Antes de virar santo, Estanislau, até então bispo de Cracóvia, foi morto pelo rei Bolesław, depois de muitos conflitos entre os dois. Seu corpo foi cortado e jogado justamente neste lugar. Logo depois de sua morte,  muitos dizem ter presenciado o milagre que o fez virar santo: seu corpo se regenerou dentro da piscina e por isso a água, que é própria para consumo, é hoje bebida por pessoas do mundo inteiro. 

A água  é horrível! Sério, muito forte, mas não pude deixar de bebê-la, né?


Depois do tour acompanhamos o pôr do Sol das margens do Rio Vístula, com Wawel ao fundo.. lindo!


Zapiekanka! Sanduíche aberto típico da Polônia! Dos deuses!! Tipo tem-que-comer se for pra lá! No Kazimiers tem uma praça que fica bombando e vende vários sabores do sanduba, mas como fomos visitar o bairro de trenzinho, não deu pra descer e pedir o zapiekanza por lá, mas perto da estação tinha o sabor tradicional, de queijo com cogumelos e me acabei! Sou muito assim, de pesquisar o que tem de típico na gastronomia da região, já que quem me conhece sabe o quanto amo comer! rs E é demais sair da zona de conforto e experimentar pratos novos, né não? Eu amo!

Gente, como comemos bem nesta cidade! Tudo que pedimos estava mesmo de comer rezando!

De lá partimos de trem pra Praga, na Republica Tcheca que foi um dos lugares que mais gostei de visitar, conto logo mais!

Ah, o look foi uma mistura do clássico com o esportivo, numa produção P&B com ponto de cor nos pés. Eu estou amando esta onda dos sneakers! Confesso que ainda não curto os tênis com salto..mas estou me jogando nos outros, ainda mais em viagem, quando a gente só faz andar e andar. Já separei várias imagens bacanas de combinações de tênis bem esportivo com peças casuais, pra vocês verem como a tendência está bombando por aqui e post logo mais.

Camisa e short: Pimkie
Tênis: Nike
Bolsa: Schutz
Cinto: Espaço Fashion
Óculos: H&M


Que tal Cracóvia? Eu adorei!! E vocês, gostaram?

Beijinhos!

 

Um comentário sobre “Cracóvia, Polônia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s