Siena

Gente, estou de volta a Pavia ainda mais apaixonada pela Itália! Conhecer Roma foi um sonho realizado e já adianto que foi minha cidade preferida neste país, linda, apaixonante, alegre e contagiante! Conto os detalhes depois!

E falando sobre a Itália, venho contar do nosso dia em Siena, cidade da Toscana que propositalmente deixamos para conhecer no dia 2 de julho, ou seja, bem no dia do tradicional Palio di Siena.

Il Palio é uma corrida de cavalos que acontece todo 2 de julho e 16 de agosto desde o século XVI na Piazza del Campo, no centro de Siena. Mas para os senesi é muito mais que uma corrida, é manter viva a herança cultural  da cidade desde a civilização medieval. Por isso, o Palio não é uma atração realizada para atrair turistas – por mais que atraia milhares deles –  é realmente uma tradição que mobiliza e emociona toda a população. São 17 contrade (bairros), com seus nomes, bandeiras e cores particulares, mas são apenas dez deles que disputam com seu cavalo e cavaleiro, as sete equipes que não participaram no dia 2 de julho estão incluídas no dia 16 e sorteia-se mais três.   

Programamos a volta de Amsterdam para Pisa, para assim, no dia seguinte podermos pegar um trem para Siena. Já sentimos o clima contagiante na estação de Pisa, com os trens lotados e animados com destino à cidade. Eu queria porque queria ir à Siena neste dia tão importante para os senesi para sentir o clima todo especial do lugar e quem sabe, com muita sorte, conseguir ver algo da corrida, que só dura cerca de dois minutos! Mas não conseguimos, os ingressos para as arquibancadas são caríssimos e esgotam rapidinho e a entrada na arena é liberada quase na hora do Palio, e além do sol fortíssimo, o último trem para Milão partia bem no horário da corrida…

Mas, segundo eles mesmo afirmam, a corrida em si é só a finalização do Palio, a festa começa bem antes. E o bacana foi que conseguimos acompanhar todo o Corteo Storico, com apresentações das equipes num desfile de trajes pela parte histórica da cidade. A caracterização é demais!! Até hoje eles mantém a tradição e usam roupas típicas da época medieval, com direito à armadura, perucas, muito veludo, mangas bufantes e calças justinhas – naquele calor! Eu babei nos sapatinhos! Antes do Corteo Storico, as equipes fazem pequenas apresentações em frente ao Duomo e outras igrejas, a coreografia varia, mas no geral a performance é similar, com o típico arremesso de bandeiras.

Pra vocês terem uma ideia das apresentações das equipes, o Dani fez este videozinho e achei bacana compartilhar com vocês, pena que não tem vídeo do desfile.

Palio di Siena – apresentação da contrada

E tem também este vídeo com uma turma de garotas de uma das torcidas cantando típicas músicas italianas enquanto aguardava o início do Corteo Storico!

Palio di Siena 2012 – Tifose

Fofas, né?

UPDATE:
A Carol, uma colega e leitora do blog, me enviou um vídeo bem legal da corrida deste dia! Pra quem quiser, só clicar aqui!

A cidade é lindinha, romântica e realmente carrega aquele climinha retrô em todas as ruelas, sabe? Eu amei! 

Pra curtir o dia em Siena fui de camisa e short de mesmo print, num conjuntinho fofo em tom pastel. Achei que combinou bem com o estilo da cidade, já que tanto o conjuntinho como a estampa estavam com uma cara vintage.



Almoçamos num restaurante fofo que encontramos no alto de uma ruela. Pedi a pizza “amore” e olha o que veiooooo, pizza em formato de coração!! É muito amor, né! Como eu amo esta Itália!!

O lindo Duomo de Siena com sua frente lotada de turistas e moradores acompanhando as performances das equipes do Palio. P.s.: olhem as bandeirinhas voando!! rs


Corteo Storico

Pelas ruas de Siena.. pra quem mora, uma motinha é essencial, já que há muitas ruelas e ladeiras 

Vista da Piazza del Campo antes do início da corrida

Amore!

A lojinha  de souvenir quis deixar bem claro que lá nada é made in China não!! Porque já está precisando informar! kkkk





Camisa, short e regata: H&M
Bota: Alesya
Óculos: Ray-Ban
Bolsa: Schutz

Mais uma vez, dia feliz sob o sol da Toscana!

Gostaram do look, do Palio, de Siena?!

Bacione!! 

2 comentários sobre “Siena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s